Conheça nosso projeto pedagógico

O projeto pedagógico da Escola Caravelas promove a aprendizagem oportuna, oferecendo aos alunos uma rica e organizada estimulação, para que alcancem (de acordo com as condições pessoais de cada um), níveis favoráveis de maturidade neurológica, de desenvolvimento e aprendizagem.

O protagonismo dos pais

*

Um ambiente familiar rico em estímulos educativos é o melhor fundamento para a construção de uma educação de qualidade.

As crianças que têm forte apoio familiar apresentam maior capacidade de adaptação, de solução de problemas, de aprendizagem, uma melhor qualidade de brincadeiras e uma melhor competência social nas relações entre iguais.

Estabelecemos uma relação frequente entre as professoras e os pais para prestar-lhes um assessoramento educativo de qualidade.

 

Aprendizagem de idiomas

*

Ensinamos a língua inglesa diariamente de forma vivencial, por meio do uso deste idioma nas atividades de contação de histórias, jogos, representações e canções. Contamos com professores especializados que promovem uma verdadeira imersão, trabalhando conteúdos em aulas exclusivas em inglês.

A imersão em inglês está presente em todas as turmas, adequada à cada faixa etária e elaborada com base nos melhores métodos de desenvolvimento da linguagem.

 

Psicomotricidade diária

*

Uma completa educação do movimento tem uma influência positiva nas aprendizagens escolares. Oferecemos uma rica rotina de psicomotricidade diariamente.

Na educação infantil, a psicomotricidade atua como um importante instrumento de ensino e dá suporte a todo processo de desenvolvimento da criança. Auxilia o desenvolvimento neurológico, estimulando e fazendo um trabalho preventivo às possíveis dificuldades de aprendizagem, leitura, escrita, motoras, emocionais.

Programa de virtudes

*

A educação em valores deve começar desde cedo, propiciando a aquisição de hábitos que irão aperfeiçoar a criança como pessoa.

Na educação infantil, podemos desenvolver hábitos de ordem, obediência, sinceridade, generosidade, alegria, trabalho e respeito a natureza por exemplo. A atuação conjunta entre família e escola pode favorecer muito a aquisição desses hábitos.

Dentro de nosso projeto educativo, em cada mês, focamos em uma virtude. As crianças aprendem de forma lúdica e prática a importância das virtudes, dentro e fora de sala de aula, concretizando hábitos valiosos por meio de atividades concretas.

Programa de Poesia e Memorização Infantil

*

Sabemos que antes dos oito anos, o cérebro está se configurando em ritmo surpreendente e possui uma grande capacidade de assimilar informação, sendo a aquisição da linguagem realizada essencialmente por impregnação, imitação e repetição.

Na Escola Caravelas, o desenvolvimento da linguagem é trabalhado fundamentalmente por meio de poesias, trava-línguas, adivinhações e contos. Com essas atividades diárias, as crianças vão adquirindo uma articulação mais clara, desenvolverão a memória e a compreensão verbal.

Trabalhamos a educação do ouvido, do sentido rítmico, da voz, do movimento, do gesto e da expressão corporal. Melhora-se a articulação e a emissão da voz, assim como a formação de frases. Desenvolve-se a linguagem e amplia-se o vocabulário potencializando a memória e a imaginação.

Audição musical

*

Quanto mais exercitamos os diferentes sentidos, mais favorecemos o desenvolvimento global da inteligência e a capacidade para o aprendizado.

A educação através da música é um meio para que as crianças descubram, conheçam e compreendam aquilo que configura sua realidade, principalmente a que está ao alcance de sua percepção e experiência.

Nesse sentido, a audição de música clássica: desenvolve o sentido auditivo, facilita a aprendizagem de outros idiomas, favorece a capacidade de ouvir e a discriminação auditiva, cultiva a sensibilidade estética da criança e o gosto pela música, cria um ambiente adequado para a interpretação musical, a expressão pessoal e a criatividade.

Nossos alunos da educação infantil, além das aulas de música, escutam música clássica diariamente, já que diversos estudos científicos demonstram o poderoso efeito da música clássica no desenvolvimento intelectual e criativo das crianças.

A aprendizagem por descoberta, curiosidade e criatividade

*

A curiosidade e a exploração estão intimamente ligadas à criatividade.

Sabemos que é muito importante dar às crianças, a partir dos 2 anos, os meios para que descubram diferentes alternativas na resolução de problemas, já que nesta idade a curiosidade e a capacidade de indagação são umas das suas características principais.

O desenvolvimento da criatividade tem por objeto que a criança vá mais além que a fase de aprendizagem por descoberta. Trata-se de fomentar na criança a criação de algo novo.

Para que a criança seja criativa procuramos oferecer-lhe oportunidades, dar-lhe grande variedade de materiais e de experiências criativas como a pintura, a música, a argila, o papel, a água, etc.

Segurança e autoestima

*

A relação entre a professora e os alunos deve realizar-se dentro de um ambiente de afeto, com sentido positivo, com relações de compreensão, aceitação incondicional, trato confiado e respeito.

A criança deve se sentir acolhida por sua professora de maneira permanente. A cordialidade e qualidade da relação entre eles depende, em boa medida, do convencimento de que a criança é uma pessoa a que se deve respeito. Os sinais de respeito são numerosos, como olhá-lo ao falar colocando-se na sua altura, respeitar o ritmo de trabalho de cada um, não o superproteger, ensiná-lo a ter autonomia, escutá-lo com atenção, valorizar seus esforços e animá-lo a fazer as coisas melhor, indicar-lhe com claridade o que está bem e o que está mal.

A autoestima influi na conduta da criança, a segurança pessoal lhe ajuda a se esforçar e atingir novas metas.

Preceptorias

*

A preceptoria é um meio de atenção pessoal a cada família e a cada aluno. Consiste em uma reunião entre os pais e a professora, que acontece a cada três meses, para que escola e família troquem impressões sobre o desenvolvimento da criança e tracem metas concretas e objetivas para ajudá-la a tornar-se a melhor versão de si mesma.

Nessas ocasiões, os pais, além de conhecerem os pontos fortes de seus filhos e como fazer deles um apoio para neutralizar os pontos fracos, encontram ajuda para os momentos em que a tarefa educativa torna-se mais difícil, pela circunstância que for.

Outro objetivo da preceptoria é ensinar os pais a planejarem a educação de cada um de seus filhos, considerando-os como únicos e irrepetíveis, e alcançando melhores resultados educativos.

Por este motivo, tem como um dos pilares de seu modelo pedagógico a tutoria. A tutoria é um atendimento mensal e individual, oferecido a cada aluno durante todo o curso. Nestes encontros, os alunos aprendem sobre a importância da família e dos valores éticos, sobre fazer bons amigos e saber administrar seu tempo livre, e são encorajados a pensar e refletir sobre suas ações e objetivos. Este modelo muda a forma como os alunos encaram a vida, melhorando sua relação com a escola e seu ambiente familiar.

Aprendizagem oportuna:

Incentiva a aprendizagem de acordo com o ritmo de maturidade de cada aluno, a fim de desenvolver o máximo de suas capacidades e aptidões.

O projeto pedagógico oferece aos alunos uma rica estimulação para que alcancem os melhores níveis de maturidade neurológica, de desenvolvimento e aprendizagem.

Venha nos conhecer