O projeto pedagógico da Escola Caravelas promove a aprendizagem oportuna, oferecendo aos alunos uma rica e organizada estimulação, para que alcancem (de acordo com as condições pessoais de cada um), níveis favoráveis de maturidade neurológica, de desenvolvimento e aprendizagem.
Um ambiente familiar rico em estímulos educativos é o melhor fundamento para a construção de uma educação de qualidade.
As crianças que têm forte apoio familiar apresentam maior capacidade de adaptação, de solução de problemas, de aprendizagem, uma melhor qualidade de brincadeiras e uma melhor competência social nas relações entre iguais.
Estabelecemos uma relação frequente entre as professoras e os pais para prestar-lhes um assessoramento educativo de qualidade.
Ensinamos a língua inglesa diariamente de forma vivencial, por meio do uso deste idioma nas atividades de contação de histórias, jogos, representações e canções. Contamos com professores especializados que promovem uma verdadeira imersão, trabalhando conteúdos em aulas exclusivas em inglês.
A imersão em inglês está presente em todas as turmas, adequada à cada faixa etária e elaborada com base nos melhores métodos de desenvolvimento da linguagem.
Uma completa educação do movimento tem uma influência positiva nas aprendizagens escolares. Oferecemos uma rica rotina de psicomotricidade diariamente.
Na educação infantil, a psicomotricidade atua como um importante instrumento de ensino e dá suporte a todo processo de desenvolvimento da criança. Auxilia o desenvolvimento neurológico, estimulando e fazendo um trabalho preventivo às possíveis dificuldades de aprendizagem, leitura, escrita, motoras, emocionais.
A educação em valores deve começar desde cedo, propiciando a aquisição de hábitos que irão aperfeiçoar a criança como pessoa.
Na educação infantil, podemos desenvolver hábitos de ordem, obediência, sinceridade, generosidade, alegria, trabalho e respeito a natureza por exemplo. A atuação conjunta entre família e escola pode favorecer muito a aquisição desses hábitos.
Dentro de nosso projeto educativo, em cada mês, focamos em uma virtude. As crianças aprendem de forma lúdica e prática a importância das virtudes, dentro e fora de sala de aula, concretizando hábitos valiosos por meio de atividades concretas.
Sabemos que antes dos oito anos, o cérebro está se configurando em ritmo surpreendente e possui uma grande capacidade de assimilar informação, sendo a aquisição da linguagem realizada essencialmente por impregnação, imitação e repetição.
Na Escola Caravelas, o desenvolvimento da linguagem é trabalhado fundamentalmente por meio de poesias, trava-línguas, adivinhações e contos. Com essas atividades diárias, as crianças vão adquirindo uma articulação mais clara, desenvolverão a memória e a compreensão verbal.
Trabalhamos a educação do ouvido, do sentido rítmico, da voz, do movimento, do gesto e da expressão corporal. Melhora-se a articulação e a emissão da voz, assim como a formação de frases. Desenvolve-se a linguagem e amplia-se o vocabulário potencializando a memória e a imaginação.
Quanto mais exercitamos os diferentes sentidos, mais favorecemos o desenvolvimento global da inteligência e a capacidade para o aprendizado.
A educação através da música é um meio para que as crianças descubram, conheçam e compreendam aquilo que configura sua realidade, principalmente a que está ao alcance de sua percepção e experiência.
Nesse sentido, a audição de música clássica: desenvolve o sentido auditivo, facilita a aprendizagem de outros idiomas, favorece a capacidade de ouvir e a discriminação auditiva, cultiva a sensibilidade estética da criança e o gosto pela música, cria um ambiente adequado para a interpretação musical, a expressão pessoal e a criatividade.
Nossos alunos da educação infantil, além das aulas de música, escutam música clássica diariamente, já que diversos estudos científicos demonstram o poderoso efeito da música clássica no desenvolvimento intelectual e criativo das crianças.
A curiosidade e a exploração estão intimamente ligadas à criatividade.
Sabemos que é muito importante dar às crianças, a partir dos 2 anos, os meios para que descubram diferentes alternativas na resolução de problemas, já que nesta idade a curiosidade e a capacidade de indagação são umas das suas características principais.
O desenvolvimento da criatividade tem por objeto que a criança vá mais além que a fase de aprendizagem por descoberta. Trata-se de fomentar na criança a criação de algo novo.
Para que a criança seja criativa procuramos oferecer-lhe oportunidades, dar-lhe grande variedade de materiais e de experiências criativas como a pintura, a música, a argila, o papel, a água, etc.
A relação entre a professora e os alunos deve realizar-se dentro de um ambiente de afeto, com sentido positivo, com relações de compreensão, aceitação incondicional, trato confiado e respeito.
A criança deve se sentir acolhida por sua professora de maneira permanente. A cordialidade e qualidade da relação entre eles depende, em boa medida, do convencimento de que a criança é uma pessoa a que se deve respeito. Os sinais de respeito são numerosos, como olhá-lo ao falar colocando-se na sua altura, respeitar o ritmo de trabalho de cada um, não o superproteger, ensiná-lo a ter autonomia, escutá-lo com atenção, valorizar seus esforços e animá-lo a fazer as coisas melhor, indicar-lhe com claridade o que está bem e o que está mal.
A autoestima influi na conduta da criança, a segurança pessoal lhe ajuda a se esforçar e atingir novas metas.
A preceptoria é um meio de atenção pessoal a cada família e a cada aluno. Consiste em uma reunião entre os pais e a professora, que acontece a cada três meses, para que escola e família troquem impressões sobre o desenvolvimento da criança e tracem metas concretas e objetivas para ajudá-la a tornar-se a melhor versão de si mesma.
Nessas ocasiões, os pais, além de conhecerem os pontos fortes de seus filhos e como fazer deles um apoio para neutralizar os pontos fracos, encontram ajuda para os momentos em que a tarefa educativa torna-se mais difícil, pela circunstância que for.
Outro objetivo da preceptoria é ensinar os pais a planejarem a educação de cada um de seus filhos, considerando-os como únicos e irrepetíveis, e alcançando melhores resultados educativos.
Por este motivo, tem como um dos pilares de seu modelo pedagógico a tutoria. A tutoria é um atendimento mensal e individual, oferecido a cada aluno durante todo o curso. Nestes encontros, os alunos aprendem sobre a importância da família e dos valores éticos, sobre fazer bons amigos e saber administrar seu tempo livre, e são encorajados a pensar e refletir sobre suas ações e objetivos. Este modelo muda a forma como os alunos encaram a vida, melhorando sua relação com a escola e seu ambiente familiar.